top of page

O que você precisa saber sobre divórcio?

Conheça os aspectos e requisitos mais importantes da modalidade que mais cresce no Brasil - os atos extrajudiciais (Divórcio).


De acordo com alguns doutrinadores do ramo jurídico, o casamento é um ato solene ou um contrato bilateral e solene entre duas pessoas de sexo distintos ou semelhante, que se unem para "sempre", sob promessa recíproca de fidelidade no amor e da mais estreita comunhão de vida.


Entretanto, em algum momento a relação estabelecida por meio do casamento, se dissolve, seja por morte ou divórcio. Sendo o divórcio realizado de forma extrajudicial, o assunto tratado neste artigo, acompanhe.


DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL - O QUE É?


Por vários anos, terminar a sociedade conjugal foi extremamente burocrático, todavia, isso mudo com a promulgação da Lei n. 11.441/2007, onde passou a permitir que o divórcio, fosse realizado no cartório por meio de escritura pública, desde que siga e obedeça alguns requisitos.

Os requisitos estão elencados na Resolução n. 35/2007 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ.


REQUISITOS EXIGIDOS


Os as regras a serem seguidas, são:


1. Que ele seja consensual, que ambas as partes estejam de acordo com todos os termos do divórcio;

2. Que o casal não tenha filhos menores ou incapazes (possuir filhos menores, de outras relações, não impede o divórcio);

3. Que a mulher não esteja grávida ou ter conhecimento de que esteja grávida;

4. Acompanhamento de advogado - mesmo que não tenha a necessidade de um processo judicial, é preciso ter a presença de advogado, que pode ser o mesmo, para ambos os cônjuges.


Verificados e atendidos os requisitos, o trâmite em si ocorrerá de forma simples e descomplicada.


COMO ACONTECE A DIVISÃO/PARTILHA DOS BENS?


Caso o casal que está se divorciando, possuir bens, a partilha dependerá do regime de bens adotado na celebração do casamento. Segundo o Código Civil, os regimes de bens são:

1. Comunhão Parcial de Bens;

2. Separação Total de Bens;

3. Comunhão Universal de Bens;

4. Participação Final nos Aquestos;

5. Separação Obrigatória de Bens.


Dessa forma, será verificado o regime de bens adotado pelas partes e aplicado na divisão dos bens e dívidas que possuírem (se for o caso).

Caso os cônjuges não tenham definido o regime de sua preferência, o usualmente vigorará o regime de comunhão parcial de bens.

PRINCIPAIS VANTAGENS


1. TEMPO DE DEMORA


O divórcio consensual e extrajudicial, realizado no cartório, tende a ser bem rápido, pode ser finalizado até no mesmo dia, porém, em média, pode demorar cerca de 3 (três) dias.

O que pode ocorre de forma diferente, se realizado judicialmente - um processo de divórcio litigioso pode demorar muito tempo, há casos em que demora dois anos ou mais. O que é bem desgastante.


2. CUSTO TOTAL DO PROCEDIMENTO


Outra vantagem em se divorciar no cartório amigavelmente é o custo, por ser um processo super rápido, o valor costuma ser menor que o feito judicialmente.

Esse custo engloba honorários de advogado e taxas de cartório. Além destes custos, podem existir outros, como gastos como impostos de transmissão de bens ITBI, a depender de como os bens forem partilhados.


ADENDO


Caso os cônjuges ainda almejem ou deseja a reconciliação, é possível lavrar uma escritura pública de separação consensual, com a possibilidade de CONVERSÃO em escritura pública de divórcio se o problema realmente se tornar DEFINITIVO.

Em caso de restabelecimento da sociedade conjugal, ocorre o mesmo procedimento - por meio de escritura pública.


Se você gostou desse post, não esqueça de compartilhar com quem você conhece. E caso tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para perguntar – clicando aqui - ou procure seu advogado de confiança.

 
 
 

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

 Seu caso é nossa prioridade. Nossos advogados estão comprometidos com a excelência e têm representado com sucesso nossos clientes desde sua fundação.

Dê uma olhada no nosso site para saber mais.

ajude animais abandonados
Essa empresa ajuda os animais
Respeito ao consumidor
bottom of page